quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Consumo responsável



Consumo responsável significa adquirir produtos éticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.

Nos dias de hoje, consumir, cada vez em maiores proporções, é sinônimo de felicidade. Impelidos pela necessidade de vender seus produtos, os fabricantes gastam grandes quantias de dinheiro com propaganda, para incutir esse conceito na população. Porém, o consumo irresponsável está colocando o planeta em risco.
Quando compramos algo sem nos preocuparmos como foi feito e o destino que terá depois de usado, estamos colaborando, sem nos darmos conta, para degradar o meio ambiente. Atualmente, com a vida agitada que as pessoas levam, sobretudo nas grandes cidades, o tempo é curto e quase todos querem fazer as coisas da maneira mais rápida possível. Assim, embalagens de plástico, metal e vidro vão todas juntas para o lixo, e até mesmo acompanhadas de produtos com alto teor tóxico, como pilhas, baterias, inseticidas e tintas. Da mesma forma, roupas, móveis e outros tipos de produtos são comprados sem que nos preocupemos em saber se aquilo foi feito sem agredir a natureza ou se não se utilizouna sua fabricação trabalho escravo ou mão-de-obra infantil, por exemplo. Água e energia, por outro lado, são desperdiçadas, pois há a sensação de que nunca irão faltar.

Essa situação, no entanto, tem que mudar, pois, ao contrário do que se pensou durante séculos, a Terra não é uma fonte de recursos inesgotáveis. Segundo os cientistas, se as coisas continuarem do jeito que estão, com seis bilhões de habitantes, o planeta poderá entrar em colapso. Outro agravante: além de não trazer a felicidade prometida, o consumo desordenado e exagerado é uma utopia, pois grande parte da população não tem ou terá acesso a ele, originando frustrações e conflitos sociais, como roubos e violência.

Como consumidores responsáveis, temos de nos preocupar em saber como um produto foi fabricado e como ele será descartado, o chamado ciclo de vida,é fundamental ler atentamente os rótulos, que, no seu entender, deveriam ser detalhados ao máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário